sexta-feira, 6 de maio de 2016

Peixinho pra fica fortinho!

Uepa Mamazikas!
Bora falar de uma coisa que muitas mamães não se sentem confortáveis em introduzir na alimentação dos pequenos: o peixinho!

Peixe é um alimento maravilhoso, e indicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria deste a introdução dos alimentos, após o 6° mês de vida. Ele contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso central e da retina, bem como esta proteína ajuda a elevar o colesterol bom! É uma ótima fonte de proteínas e ferro, bem absorvido pelo organismo e ajudam na prevenção de doenças crônicas como obesidade e hipertensão.

Mas se é tão bom, porquê muitas mamães não se sentem confortáveis?
Quando me escrevem falando de peixe na alimentação, muitas me questionam sobre que tipo de peixe dar, sobre as alergias possíveis, sobre as espinhas do peixe, sobre as combinações, e por aí vai.
Antes de tudo, gostos sempre de dizer a quem me escreve (ou liga, ou manda mensagem no whats ou Face) que, assim como as que me escrevem, sou apenas uma mamazika! Não sou nutricionista, pediatra, alergologista... sou uma mamãe, chef de cozinha, que amo ler, estudar, trocar ideias, questionar os profissionais que conheço, sobre todos os assuntos do universo materno/infantil, principalmente os que permeiam a alimentação infantil. Meu negócio é cozinhar, fazer comidas deliciosas e com muito amor, e claro, como toda a pessoa que se dedica a algo, estudo para aperfeiçoar cada dia mais sabores e benefícios alimentares.
Dito isso, compartilho minhas experiências e composições de estudo e pesquisa.
Então... me sinto bem a vontade para dizer que, assim como todo o alimento introduzido na alimentação infantil, o peixe deve ser de igual forma introduzido aos poucos e observado. Lembra do primeiro alimento introduzido? Seja batata, cenoura, brócolis, couve flor, você o dá e observa possíveis reações. Tudo ok? Bora pro próximo! Hahaha... Assim funciona com o peixe. Dê o peixe e observe. Tudo ok? Bora pra normalidade, inserindo o peixe no cardápio do bebê! Vale lembrar que para aumentar as chances do seu filho gostar do sabor da comida, é importante que ele prove o mais cedo possível! Aqui em casa, iniciei tanto com o Greg quanto com os gêmeos já no sétimo mês, e eles amam peixe (hoje Greg com 2a10m e Nicolas e Melissa com 1 aninho). Comecei oferecendo pequenas quantidades e hoje comem a porção normal, com textura conforme a fase em que se encontram. Aqui em casa comemos peixe em média 3 vezes por semana.
Com relação às espinhas, o ideal é escolher sempre filézinhos, e mesmo assim supervisioná-los pois pode passar algo na inspeção da peixaria, mas na sua não pode!
O ideal é antes do primeiro aninho oferecer apenas peixes de carne branca! Aqui em casa eu uso muito os filés de linguado, mas também são ótimos peixes a pescada, galo, nero, corvina... Estes dias peguei uma promoção ótima no mercado onde sempre compro de um peixe chamado "Polaca do Alasca". Bom... nunca tinha ouvido falar, mas é branco, e filés lindos de ver no pacote. Comprei... provamos (papai e mamãe) e gostamos muito. Agora também está na nossa lista de compras e todos aprovaram!
Nunca se esqueça: compre peixe apenas em locais onde você tem certeza da procedência! Outra coisa importante para quem prefere a compra de peixe congelado (eu geralmente compro congelado): Peixe é alimento que não se descongela em temperatura ambiente! Se descongela na geladeira, para que possa descongelar uniformemente e não gere perda de qualidade, umidade e permitir o crescimento de micróbios.

Parece um bicho enorme demais para se lutar né mamães... kkkkk... mas não é não!
Tanto não é que vou postar uma receitinha rápida e super fácil de fazer, e que apenas mudando a consistência dá para a família toda comer.
Eu a faço aqui nos dias mais corrido, justamente pela praticidade, e pela aceitação maravilhosa de todos que tem.
Vamos à ela!

Peixinho Com Legumes Saltiados da Mamazika!


Você vai precisar:

1 filé de peixe grande cortado em cubos (receita para 3 crianças - Greg, Mel e Nick)
Cebola, Alho e Especiarias
1 batata grande cortada em cubinhos
1 cenoura grande cortada em cubinhos
1 abobrinha pequena cortada em cubinhos
Fio de óleo
Cheiro verde

Mãos à obra!

Aqueça uma wok ou frigideira grande/alta (ou qquer panela, eu uso estas, hahaha).
Doure a cebola e o alho no fio de azeite.
Junte a batata, a cenoura e a abobrinha, dourando-as bem, saltiando-as (vai virando na frigideira para não queimar, apenas para dar como que uma selada)

Saltiando...

Estando tudo meio dourado, junte o peixe e continue saltiando.
Estando tudo um tanto dourado, adicione água, apenas o suficiente para cobrir.

Adicionado água!

Adicione as especiarias, o cheiro verde, pitadinha de sal. Tampe... e deixe cozinhar. Não mexa muito, senão o peixe acaba se dissolvendo no caldo, o que não é ruim, porém, aqui meu eleitorado gosta de pedacinhos para saber o que estão comendo. Acrescente água caso necessário. É rápido o cozimento dos legumes... uma boa dica é cortar a cenoura em cubos menores (ou até mesmo vale ralar) pois ela é a que mais demora para amolecer.

Vai reduzir... ficar um caldinho grosso e delicioso. Hummmmm... Em torno de 3 minutinhos estará prontinho para saborear!

Nesta receita você poderia fazer um risoto (acrescentar no último minuto do cozimento uma xícara de arroz cozido), mas eu fiz aqui com macarrão, e ficou divino!

Macarrãozinho para deixar TOP!

Lá em cima, a primeira foto, depois que deixei na consistência ideal para os gêmeos. Greg já come conforme nesta última foto.

Ahhh... e lembra que falei que dá para fazer pra toda a família né?
Como saltear é super prático e fica delicioso, aqui uma fotinho da frigideira do papai e mamãe (e do Greg, que beliscou com certeza aqui tb, hahahah)

Papai e Mamãe também merecem!

Observe que nesta receita ficaria perfeito o uso de tomates picados, porém eu não tinha em casa, hihihi. Mas se vc tiver, coloque! Ficará delicioso.

Lembre-se sempre de conversar com o pediatra do seu filho para entender qual o momento ideal conforme o que estão seguindo no desenvolvimento alimentar dele. Cada pediatra segue sua forma... por isso é super importante ter um profissional de confiança e seguir suas orientações!

Beijokas!
Espero que gostem... espero que façam... espero que se deliciem!

Um comentário:

  1. Amiga amei o post foi mto bacana,eu mesma sou uma que inseri peixe super cedo na vida das crianças aqui afinal o avo era peixeiro rsrsr mas nao tenho o habito de fazer no dia a dia faço uma vez ou outra ou qdo vamos para floripa sempre achei peixe um bicho de sete cabeças aiii vem vc e posta essa receita facil facil e que parece super saborosa com certeza irei fazer aqui em casa :)

    ResponderExcluir