quinta-feira, 26 de maio de 2016

Bronquiolite tchau tchau?

Olá Mamazikas!

Dias agitados por aqui, mas com grandes descobertas!
Segunda quinzena de maio... quem mora em Joinville sabe bem como é tensa a coisa.
Joinville é a maior cidade do estado de Santa Catarina. Amo minha cidade. Linda, cheia de belezas naturais... porém no que se refere a clima, aqui é 8 ou 80, não tem meio termo, rs. Em Joinville, quando se diz que está frio, entenda, está friiiiiiiiiiioooooo, e o contrário também é extremo. Entendo eu que devido a alta umidade do ar, a coisa pega pro nosso lado, pois não é difícil estarmos com 7 a 8°C e sensação térmica de 2 ou 3, assim como 37°C e, neste verão de 2016, chegamos a sensação térmica de 47°. "Maravilhas" a parte, imaginem como as crianças se sentem (e como sentem) estas questões. Sem falar que as mudanças são bruscas! Aqui acordamos pela manhã com um lindo dia de sol e calor... encerramos com chuva tamanha que nos pegamos pedindo a Deus para que não "afunde" tudo... hihihi.
Mas é assim, com este clima, que meus filhos nasceram e tem crescido.
Com Greg já passei algumas questões referentes a doenças respiratórias. Já corri e fui socorrida algumas vezes pela pediatra dele, onde o quadro era princípio de bronquiolite...
Agora com os gêmeos, tenho sofrido igualmente, principalmente com Nicolas, meu G2. Volta e meia ele está com respiração ofegante, apresenta chiadinhos no peito e muuuito catarro, que nem sempre (e mesmo com toda a medicação) some fácil.
Na semana passada passei por um aperto com a Melissa, que precisou ficar internada por 6 dias no hospital. Peito chiando alto, estava assustadora a questão. Chegamos na emergência e de pois de exames de sangue e radiografia foi constatado, bronquiolite, com necessidade de internação.


Toda a mamãe que tem um bebê que chia e demostra cansaço ao respirar sabe bem o apuro que é. Ficamos sem saber o que fazer e como agir... e isso para a grande maioria, o qual me incluo. Mesmo tendo passado por situações parecidas com o meu primeiro príncipe, sabemos que cada caso é um caso, cada organismo uma reação diferente e que jamais devemos medicar sem orientação médica. Aqui funciona assim também. Agradeço a Deus que temos, como eu não canso de dizer, a melhor pediatra do mundo, atenciosa e paciente, sempre compreensiva e pronta a nos orientar. Então sempre que acontece algo que não sei como lidar, escrevo para ela, que sempre muito gentil me responde e orienta.

Mas na semana passada passei por esta situação com a Melissa, e nestes 6 dias em que ficamos (ela e eu junto, rs) internadas, pude conversar com os profissionais e estar fazendo questionamentos. Algumas respostas achei interessante, apesar de bem amplas, e estava decidida a chegar em casa e pesquisar a respeito, a procura de "solução" para a questão.
Comentei com amigas nos grupos de whatsapp que participo, que se soubessem de algo natural, fitoterápico, que pudesse ajudar nas questões de problemas nas vias respiratórias, e no meu caso bronquiolite, que comentasse. Falamos sobre chás, ervas e afins. Até que a abençoada a da minha querida Cleci compartilha um vídeo, onde um pediatra explica questões básicas da bronquiolite, como por exemplo o que é, tratamento e afins (link clique aqui!). Que coisa maravilhosa! Vendo (e revendo uma porção de vezes) o vídeo pude compreender o que é a bronquiolite, coisa que ouvi dos profissionais algumas vezes mas que no calor da coisa e que com tanta informação não captei todas as informações, como e porque ela se manifesta. Entendi muitas coisas e muitas outras me chamaram atenção.
Enfim e por fim, chamei meu marido para ver comigo, e chegamos a algumas conclusões quanto aos nossos pequenos.

Melissa teve alta do hospital porém o tratamento continuaria em casa mais 5 dias. Infelizmente, fui para o hospital com a Melissa, mas o Nicolas também apresentava leve chiado, que constatei estar aumentando quando retornei com a alta da Mel. Então... após ver o vídeo e compreender muitas coisas, meu marido e eu decidimos entrar com algumas ações que segundo o vídeo, e até mesmo com o que fizeram no hospital com a Mel, deveria ajudar. Como não contemplava medicamento, apenas a bombinha que já era de praxe usar nestas questões (tivemos orientação médica), resolvemos aplicar imediatamente.

Melissa saiu do hospital com tratamento de 3 dias com corticóide e 5 dias de bombinha a cada 3h.
No vídeo, vimos a importância do ar puro, do auxílio nesta respiração (olhem de tudo o que ele fala!) para que os brônquios expulsem o catarro. Então... e com orientação médica... entramos com a bombinha com o Nicolas também, seguindo a risca os horários. Confesso que nos tratamentos anteriores, via melhora e parava de usar a bombinha... achava desnecessário, e pude compreender o quanto é importante usar a bombinha até o final do tratamento, pois ele é chave na solução deste problema.
Outra coisa que os profissionais me falaram (e que a pedi já havia me orientado mas enfim...) é sobre a importância de lavar o nariz da criança. Eu comecei a lavar desde que fui orientada, mas somente quando havia catarro escorrendo, pois lavava e sugava, aliviando a questão. Masssss... a orientação é de lavar diariamente as narinas! Inclusive, quando pedi dicas de como evitar a bronquiolite, a pediatra do hospital me disse que não havia muito o que fazer, que se tratava de vírus, e que uma boa ação na tentativa de dificultar o contágio seria o de lavar o nariz diariamente, mas principalmente ao chegar do jardim ou locais públicos onde esteve. Ajuda e muito!


Agora... o que me fez acordar feliz feliz e feliz da vida hoje, hahah!
Vimos o vídeo e as dicas... e meu marido então tomou a iniciativa: Vamos fazer sauna com o Nicolas (que sem dúvidas é o que está mais atacado). Eu vi o vídeo e percebi que seria uma ação bem bacana de ajuda, então preparamos tudo para fazer em casa.
Vedamos o banheiro do meu quarto, ligamos o chuveiro na temperatura mais alta possível e saímos, deixando a água correndo ali por 10/12 minutos. Neste tempo, preparamos o quarto na temperatura de 26/27°C e fomos preparando o Nicolas para "o banho". Quando meu marido abriu a porta para entrar com Nicolas, uau, aquela nuvem enooooorme de vapor de água quentinho! Entrou, fechou a porta e começou a brincar com ele ali dentro. Passando 5 minutos meu marido gritou me pedindo o sugador, pois Nicolas estava colocando bolas de catarro pelo nariz! Gente que felicidade! Nunca vi daquilo. Na verdade sempre tive muita dificuldade em ver meus filhos expectorarem. E meu marido com o sugador foi tirando... tirando... tirando. Ficou brincando com ele por 15 minutos, então equilibrou a temperatura da água do chuveiro (pois estava escandante) e banhou o Nicolas.
Mamazikas... meu filho saiu do banheiro sem qualquer chiado! Eu o peguei e sequei (já coloquei Melissa pra dentro do banheiro com meu marido para brincar e banhar e depois já foi o Greg! kkkkkk), vesti... ele totalmente relaxado e bem, coçou o olho... dei uma mamadeira e ele tirou uma soneca maravilhosa! Eu o observei, nada mais de cansaço aparente ao respirar.
Fiquei feliz. Pensei: ajudou bastante... amanhã vamos mais!

Para minha surpresa, o desenrolar do dia foi muito tranquilo e sem chiado!
Nariz escorria frequentemente, eu sugava de tempos em tempos pois simplesmente não parava de sair catarro. A cada 3h conforme orientação médica usava a bombinha (agora feliz pois entendia a necessidade deste uso no rumo a recuperação dos meus filhos)... Chegou a noite, eu de olho pois é o momento onde esta dificuldade respiratória é mais perceptível.
Pois... glorifico a Deus! Meus tesourinhos dormiram às 19h e acordaram às 7h da manhã, sem um chiado!
Agora adivinha o que vai acontecer aqui em casa hoje lá pelas 14h!!! Sauna!!! Hahaha.


E falando sério... sei o quanto é incômodo para bebês e preocupante para as mamães esta situação de problemas respiratórios. Estou sem palavras de alegria quanto ao conhecimento do assunto que obtivemos de forma simples e o resultado das ações que tomamos, por isso mesmo não pude deixar de compartilhar.

Se vocês tiverem outras dicas, inclusive de chás e afins que deu certo por aí, me escreva, compartilhe!!!
Em breve farei um post sobre os chás que faço aqui em casa para vários fins...

Beijokas!
Ajude a divulgar este post! Comente e compartilhe se achou interessante.
Siga a página clicando em seguir ali em cima e fique por dentro dos post's!

Beijokas beijokas beijokas!

> Todas as imagens foram retiradas da internet, sem informação dos autores <









Nenhum comentário:

Postar um comentário