segunda-feira, 9 de maio de 2016

A praticidade da Seleta de Legumes!

Ola Mamazikas!

Boralá nós de novo! Mais uma semaninha! Uhuuu!
A vida materna é uma delícia, não canso de dizer. Corrido sim... muito! Como muda a vida da gente não é mesmo? Eu particularmente, já tinha uma vida bastante corrida, mas com a maternidade, uau! Jamais pensei sequer que seria assim, inclusive, já pedi desculpas as minhas amigas que foram mães antes de mim, pois não tinha a menor ideia do que elas passavam... me senti um pouco culpada, principalmente em questão a minhas afilhadas e sobrinha.
Mas enfim... não é Monange mas... Nada como sentir na pele esta emoção! Hahahha.

Correria a parte, e aqui em casa com 3 pequenos, a palavra chave é ORGANIZAÇÃO! Ainda mais quando se trata de uma mamazika um pouco exigente em muitos quesitos, como eu.
Apensar de ter bebês gêmeos e um príncipe lindo, não tenho ajudantes. Aqui em casa é Mamãe e Papai! Sim... e temos que dar conta. Então a organização é super importante. De vez em quando aparece a vovó, a titia, as dindas, para dar uma mãozinha, mas 99% do tempo é papai e mamãe. Confesso que já esperneei muito a este respeito! kkkkkkkkkkkk. Mas quando parei e me organizei, vi que a coisa não era assim tão difícil, que eu (sim... euzinha) tinha era que parar de sonhar com um mundo azul e rosa com bolhas de sabão no fundo, arregaçar as mangas e mandar ver! E hoje... tudo acontece dentro da rotina, que se adapta de fase em fase, mas que faz os contratempos da maternidade serem bem mais leves.

Mas o que me traz a escrever este post hoje é compartilhar com vcs algo que, mesmo sendo aparentemente muito obvio, percebi através das conversar com as mamazikas que não são praticadas. Muitas dizem: mas como não pensei nisso antes? Rsrsrsrs...
Então... vamos pensar juntas! 
Aqui em casa eu deixo sempre as coisas engatilhadas. Planejo sempre um cardápio semanal, não rígido, mas tenho um norte. E vou me organizando em torno dele. Uma coisa que facilita bastante a minha vida, é a Seleta de Legumes. Não... eu não estou falando de enlatados. Alooooouuuu... sou eu! kkkkkkk. Nada de enlatados cheios de conservantes e sódio por favor. Aqui, a seleta é feita por mim, e congelada!
Eu vou umas 3 ou 4x por semana ao hortifruti, porém às sextas ou sábados vou pensando no cardápio semanal. Sempre observo promoções (gente que absurdo que está o valor das frutas, legumes e verduras nas últimas semanas!), comparo valores, e compro havendo oportunidade em quantidades maiores.
Chegando em casa, higienizo tudo e separo. Há coisas que podem ficar na gaveta da geladeira, à coisas que serão usadas nos próximos dias, então podem ficar também na geladeira ou na fruteira, mas tem coisas que não tem uma durabilidade tão grande, ou que, por opção, utilizo no feitio da seleta.
Nada mais é do que legumes, cortados em cubinhos, pré-cozidos na vaporeira, levados à um choque térmico (tira da vaporeira e imediatamente levam um banho de água gelada), secos e congelados!
Se você não tem vaporeira, podes pré-cozinhar em panela com água, normalmente. Após escorra e coloque na água gelada para desacelerar o cozimento. Seque e congele!
Eu, após secar, coloco numa forma com os legumes bem espaçados, para não grudarem. Levo ao freezer por umas 3h, então retiro e coloco num saco zip, que para mim é bem mais prático pois abro, retiro a quantidade que quero e fecho, levando o que não usei ao freezer novamente! 
Você pode separa os saquinhos por legumes, ou como eu, misturados!
Pense só na economia! Fazendo isso aqui em casa é zero desperdício! Muitas vezes aquele restinho de brócoli querendo amarelar, aqueles pedacinhos de abóbora que ficaram pra trás, cenoura querendo ficar mirradinha... nada disso me entristece mais! <3 Hahaha.
Zero desperdício! Acabou o desperdício de comida, de dinheiro, de tempo, de falta de vontade ou criatividade na cozinha!
Pensando na minha seleta de legumes e na aprovação da família, uma vez por semana vamos de um saboroso risoto (que pode ser tanto de carne, frango ou peixe!), omeletes maravilhosos, saborosos e vitaminados, também suflês, sopas, legumes salteados... dá pra inventar tantas coisas! Até tortas de legumes! A combinação de feijão e arroz pode ser composta da forma que muitos amam, com acompanhamento de um ovo e uns legumes, que podem ser beliscados na frigideira com um fio de azeite e shoyu para dar um toque especial, ou "apenas" com manteiga e alho (hummmm)!!!

Gente este post está me dando fome! Hahahah!

Bom... fica a sugestão! Nada de ficar dizendo que não dá tempo para ter legumes nos almoços. Sem falar que facilita e muito na comida dos pequenos também!
Beijão a todas! Me mandem suas sugestões de facilitar a rotina! Hahahah.

Aqui minha quantidade de hoje após o choque térmico.

 

 
Imagens menores retiradas da internet, apenas para exemplo!


Beijokas!


2 comentários:

  1. olha muito bacana amiga como vc mesma falou com o preço que anda a comida temos mais e que economizar e nada de desperdicios.So uma pergunta como vc faz pra secar os legumes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Para secar eu costumo depois de escorrer colocar num pano de prato e dar umas sacudidas fazendo ele como um saquinho, e por fim coloco numa forma com papel absorvente no fundo. Então vou colocando na forma espaçado para levar ao freezer. Não precisa ficar seco, na verdade não vai ficar beeeeem seco, mas somente para tirar o excesso e não congelar aguado.

      Excluir