terça-feira, 7 de agosto de 2018

Caponata... A La Rô! 🤣

Direto ao ponto: Amo Caponata mas detesto pimentão e cebola... 😂

Existe Caponata sem isso? A resposta e simmmmmm!!! Caponata A La Rô! Hahaha. 

Caponata de Berinjela é um delicioso prato italiano, que caiu na graça do brasileiro, que desgraçou tudo colocando pimentões, e ainda das 3 cores... Kkkkkkkk. Na verdade pelas combinações de sabor o pimentão foi adicionado a receita, mas obviamente cada família tem a sua, com seu toque especial, e aqui não seria diferente. Boralá!

Caponata A-La-Rô!

1 berinjela grande (cortado em tiras finas)

¼ de pimentão amarelo (cubinhos)

1 cebola média (cubinhos)

1 dente de alho (ralei)

1 tomate firme (não maduro, cubinhos)

½ xícara de castanha do Pará (Pedaços)

½ xícara de uva passas

½ xícara de Azeitonas (rodelas)

½ xícara de azeite de oliva de qualidade

Opcional e eu usei:

2 CS de alho frito

2 CS de Tomate seco em flocos

2 CS de Chimichurri sem pimenta

1 CC de sal

Mãos a obra! 

Antes de qualquer coisa lave sua berinjela e corte em tiras finas. Coloque em um bowl, acrescente uma colher de sopa cheia de sal e um copo de água e misture bem, expremendo a berinjela para que perca o amargor. Repita este ato de mexer e expremer (com as mãos mesmo) umas 10 vezes e deixe assim descansar por meia hora. Depois basta escorrer e lavar a berinjela com água corrente, repetindo o processo de expremer para que todo o caldo saia. Por último expremer bem e reserve. 

Aqueça uma CS de óleo e doure a cebola, depois o alho. Acrescente o pimentão e deixe dourar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, até ficar beeeeem macio. Acrescente o tomate e desligue o fogo, mexendo bem. Acrescente então a beringela, depois todos os demais ingredientes (sem levar ao fogo novamente). Prove o sal e prontinho!!! Simples não é mesmo? E muito delicioso. 

Verifique além do sal, os demais temperos. Perceba que eu além do alho no tempero uso alho frito, pois eu amo alho e acho a combinação super deliciosa. Esta é uma receita para adultos que apreciam o tempero... Pode ser com menos algo e mais cebola, por exemplo. 

Veja também que apesar de eu detestar pimentão uso um pedaço pequeno do amarelo, que pro meu paladar acaba sendo apreciado, apesar de eu jamais o desejar além da conta. Para quem aprecia, pode usar uma quantidade maior bem como os de outras cores. Tem gosto pra tudo nesse mundo não é mesmo? 😂😂😂

Acompanha super bem torrada e qualquer coisa similar. Ao meu gosto, o azeite só agrega então as vezes coloco um fiozinho a mais do que citei na receita, tendo em vista que a meia xícara do azeite não é aquecida, apenas agregando sabor e saúde.

Como podem ver na primeira foto, eu os guardei em potinhos de vidro muito bem fechados. Os fracionei pois acho mais prático e apresentável para eu servir aqui em casa, além de que dois deles pretendo presentear uma amiga. Duram assim fechados na geladeira por 30 dias e fora dela até uma semana!!!

Bjus e espero que façam. Fazendo me marca!!! 😘😘😘





Nenhum comentário:

Postar um comentário