terça-feira, 11 de setembro de 2018

Pão da Cláudia! 🤩

Olá Mamas!!!

Para tudo e vem comigo pq este pão literalmente é de parar o trânsito! Hahaha. Pensa num pão fácil de fazer, levinho, maciiiiiiio que parece algodão. Pensou? Então tcharan! É este que lhes darei a receita!

Conheci a Cláudia por presente do céu, na internet, em algum GP ou coisa do tipo que nem lembro ao certo. Uma mãe de 3 TB, super simpática e querida, e que nas trocas de figurinhas online me postava uns pães tããão lindos que me faziam ter vontade de lamber a tela aqui... Kkkkkkkk. Um dia pedi a receita e ela me passou... E eu fiz... E genteeee... Pensa num pão delicioso! Isso faz menos de um ano atrás, e na correria do dia a dia perdi a receita 😥. Falando com ela recentemente a pedi de novo, e agora anotei no meu caderno preto (hahaha... Tenho um caderninho negro, e lá só anoto aquelas receitas pra vida sabe, que espero que minha prole aprenda), e venho compartilhar aqui com vcs, sendo este mais um canal que não perderei jamais... Se bem que em 8 dias é a 4° vez que tô fazendo e já tô decorando... 🙏😇🤩💞

Boraaaaaa pra receita!

Vc vai precisar:

400ml de leite morno

6 CS de açúcar

3 CS de fermento biológico

3 ovos

1 CS de sal

2 CS de manteiga

Trigo até dar ponto - em média 6 xícaras

O leite pode ser dividido em 200ml de leite + 200ml de água segundo a Cláudia, mas nunca tentei pra dizer se fica maravilhoso como tem ficado usando tudo leite. A manteiga TB pode ser substituído por margarina, mas de forma bem direta, margarina é veneno e espero que vcs não usem. 😬

Mãos a obra!

Fazer este pão é bem simples.

Num bowl misture o leite morninho (não quente, eu costumo colocar 40 segundos no microondas esta quantidade de 400ml), o açúcar e o fermento. Mexa bem e deixe descansar por 20 minutos coberto por um pano (eu o mantenho dentro do forno), apenas para ativar o fermento. Irá criar como que uma esponja dobrando de tamanho. 

Os ingredientes misturados...

Aqui após o tempo de pausa.

Misture então à esta esponja os ovos, o sal, a manteiga e mexa bem com um fouet. Vá acrescentando a farinha de xícara em xícara, mexendo sempre antes de colocar a próxima. Chegará um ponto em que ela vai encorpando, não sendo possível continuar com o fouet...

É a hora de passar pra bancada e ir acrescentando mais farinha e ir sovando, até chegar ao ponto de desgrudar das mãos, porém não dura. Fica uma massa bem macia e lisa...

Leve novamente ao bowl enfarinhado e leve coberto para crescer. Eu deixo dentro do forno desligado pois acredito que é um local que mantém uma temperatura legal para o crescimento.

E ele creeeeeesce!!!

Agora é só levar a bancada enfarinhada, dar uma última sovada, moldar (eu uso o rolo pois acho prático), colocar nas formas e levar para crescer novamente. 

Eu geralmente faço 4 Pães médios, mas hoje resolvi fazer 3 maiores e 3 pequenininhos pras crianças... Hahaha 💝

Eu os torno para crescer no forno, porém sem o pano em cima. Vendo que estão mais altos, ligo o forno em 180°C. Ele assa em média de 25 minutinhos!!! 

E voilà! Prontinho e delicioso!!! 

Uma pena não poder anexar aqui um vídeo dele, mas de vdd, super macio e saboroso!

Faz aí, comenta e me marca!

Se vc me segue no Instagram, tem um vídeo lá dele mostrando como ele é macio!

💝

Euzinha no Instagram! ✌️😘💞


Nenhum comentário:

Postar um comentário