quarta-feira, 22 de março de 2017

Orelha de Gato - Simples e Rápida!

{ Olá Mamazikas! }
A hora do lanche é sempre um desafio para as mamães que não gostam de repetir menu.
Meu caso, rs. Eu estou sempre de olho em receitas saudáveis, que tragam benefícios, mas também penso no gostinho da infância... aquelas coisinhas que de vez em quando, é permitido, e que de tão delicioso, se torna aquela lembrança depois de adultos. Não sei vc, mas eu tenho algumas lembranças gastronômicas da infância que volta e meia me faz fechar os olhos e sorrir! E claro que nem todas são reprovadas no quesito saúde, mas enfim... equilíbrio é tudo!!!

Então... aqui, no cardápio de opções para os lanches da tarde tenho bastante opções, e meus filhos AMAM orelha de gato (ou cueca virada ou grostoli). Comprava sempre na padaria perto de casa, mas estava achando um absurdo de caro, e percebi que eu poderia dar uma melhorada na versão deles... então... pesquisei, pesquisei, e recebi uma boa receita da minha amiga Rosana! Acrescentei umas coisinhas e voulá!!! Deliciosas orelhas de gato para o café da tarde!

Simbora lá!

💖Orelha de Gato da Mamazika!💖

Eu usei:

⇝ 4 xíc. De trigo (+2 xíc. no amassar)

⇝ 1 xíc de açúcar
⇝ 1 xíc. De leite
⇝ 3 colheres de sopa de margarina

⇝ 3 ovos
⇝ 1 colher de café de fermento em pó químico (de bolo)

⇝ Meia raspa das sementes de baunilha (quem não tiver pode usar 8 gotas de essência)
⇝ 2 colheres de sopa de vinagre de álcool (ou cachaça, e é opcional... vai apenas deixar mais crocante).

Mãos à obra!

Comecei misturando o trigo (as 4 xícaras) com o açúcar e o fermento. Fiz um buraco no meio e acrescentei os ovos, depois a margarina, as raspas da baunilha e o vinagre... e fui incorporando. Então comecei a acrescentar o leite aos poucos.
Tudo incorporado, comecei a amassar com a mão, acrescentando aos poucos as duas xícaras de trigo... elas servem apenas para chegar ao ponto da massa lisa e desgrudando das mãos. Sim... neste ponto passei tudo para a bancada, mas não precisa sovar muito não... apenas para incorporar bem mesmo.
Então dividi esta massa em 4, e fui abrindo cada pedaço com o rolo. Não deixei muito fina para que ficasse mais fofinha à mordida dos meus tesourinhos.
Então... segue a foto para ilustrar o corte. Corta tiras, faz retângulos, corte ao meio e vira uma ponta por dentro do corte. Prontinho!!!



Esquentei uma frigideira com óleo (ela deve ser alta pois as orelhas de gato devem submergir nela!), e no óleo quente fui adicionando as orelhas. Meninas, é bem rápido e simples!
Saem sequinhas!!! Deixo escorrer um pouquinho. 
Há quem goste de passar no açúcar com canela, fica realmente uma delícia, mas meus filhos não são muito de coisas doces, então não passei em nada.
Comeram, amaram e aprovaram!
Esta minha receita rendeu mais de 60 orelhinhas!
São boas para um café da tarde, mas também para presentear!!!
Aqui na foto as minhas orelhinhas prontas... Enchi 2 vidros grandes, fiz 2 saquinhos e ainda ficaram algumas numa travessa que as crianças confiscaram! Hahah.



Espero que gostem!
Bjus!







Nenhum comentário:

Postar um comentário