quinta-feira, 3 de março de 2016

Vermes... Éca!

{ Olá Mamazikas! }

Me peguei repensando a questão dos "vermes" e dos "remédios para vermes", de novo, rs.
Fome em excesso, falta de fome, diarréia, vontade de comer coisas estranhas, tanto em adultos quanto em crianças pode indicar a presença de vermes no organismo. E... ser mãe é lidar com estas situações nas crias, podendo ser vermes, ou não.
Lembro que quando o Greg começou a roer os livrinhos, pensei, só pode ser vermes! Hahah. Não era. Mas quando começou a perder o apetite desconfiei de novo.
Fomos à pedi, comentei minha descofiança e ela receitou o remedinho tão conhecido, a ser dado uma dose e depois de 7 dias outra dose. Após isso, Greg pegou uma virose e estando nós no PS quem era a médica plantonista? A nossa pedi linda... então... já aproveitamos e fizemos um exame completo para saber a situação da coisa e nada apareceu (lembrando que havíamos tomado o remédio de vermes uns 10 dias antes).
Bom... Algumas coisas que me chamaram a atenção quanto aos vermes:

- A transmissão acontece quando os ovos dos parasitas são ingeridos. Ecaaaa! Isso mesmo... eles não nascem ali, são ingeridos! Como? No caso das crianças, mãozinhas habilidosas pegando e engatinhando em tudo e levando a boca já explica, rs. Mas muito além disso: má higienização de alimentos ingeridos, não esterilização de objetos que vão à boca da criança (brinquedos, chupetas, bicos de mamadeira, por exemplo), a não higienização correta das mãos (mamãe e bebê) antes de se alimentar ou mesmo no preparo das refeições, má qualidade da água ingerida, má higienização do local onde a criança brinca (chão especificamente, pois coloca as mãozinhas ali e depois as levam à boca), pés descalços e por aí vai!

- Animais de estimação podem transmitir parasitoses! Podem sim... por isso é muito importante os devidos cuidados veterinários com os bichinhos...

- Em caso de ver um bicho no cocô do seu filho(a), primeiro se acalme (kkkkkk), e depois antes de descartar o conteúdo tente pegar o verme com uma pinça ou algo do tipo e fotografe, para mostrar ao médico. Esta ação pode facilitar e muito o tratamento. Caso não consiga, mantenha "fresco" na mente a aparência do "distinto" (formato, cor e tamanho).

- Nem sempre a presença de vermes se externaliza apresentando sintomas! Isso mesmo... e algumas vezes a amplitude dos sintomas não leva a suspeita direta de que sejam vermes. Então... exames!

- A fase em que a lua se encontra nada tem a ver com a eficiência dos medicamentos! Isso mesmo... hahaha. Antigamente as medicações tinham o objetivo de expulsar do corpo os vermes, mas hoje eles os matam! Logo... dê o remédio e aprecie a lua, independente da fase em que ela se encontra, hahahaha.

Uma coisa interessante mamazikas: Estar manipulando o alimento ou objeto que a criança brinca, ou a própria criança, após pegar o celular é altamente nocivo à saúde (sua e dele). Uhummmm... pasmem!
Mas pensando bem, é óbvio, pois o celular fica aqui e acolá, em nossa correria materna, inclusive no banheiro o manuseamos. Então... nosso bendito aparelho deve fazer parte de uma rotina de limpeza/desinfecção constante e, após usá-lo, as mãos devem ser lavadas/higienizadas, sempre.

Alguns exemplos de sintomas da presença de vermes (Fonte: Revista Crescer):

- dor abdominal, frequente ou ocasional
- náuseas
- alteração no ritmo e frequência das evacuações, podendo tanto apresentar diarreia quanto obstipação intestinal (intestino preso).
- presença de gordura nas fezes
- presença de sangue nas fezes
- presença de muco (catarro) com sangue nas fezes
- eliminação de vermes pelas fezes ou por vômitos
- coceira na região do ânus, principalmente à noite
- coceira na região da vagina, principalmente à noite
- alteração de apetite, tanto falta quanto aumento
- vontade de comer coisas estranhas, como terra, tijolo, areia etc.
- anemia
- algumas reações alérgicas, tanto cutâneas como respiratórias, podem ser causadas por parasitas intestinais
- em casos mais graves, emagrecimento e até desnutrição.

Ainda coloco aqui este esquema de higienização das mãos e o uso do soro fisiológico e água oxigenada que achei bem interessante (Fonte: Site G1)...



E, para findar, abaixo o link das respostas da Drª Ana Escobar sobre o assunto no programa Bem Estar. Achei bem legal também! Clique no link abaixo para ver.

Drª Ana Escobar falando do assunto!

E é isso... todo o cuidado é pouco. E confesso: não acredito que exista criança sem vermes! Kkkkkkkkk... Ser criança está totalmente ligado à isso. Temos que cuidar, limpar, higienizar, tentar de todo o jeito minimizar, mas estar ciente de que ser criança é colocar as mãozinhas no chão, na boca, na terra, na boca, no chinelo da mamãe que sempre cuida para não deixar ao alcance mas que algum dia irá acontecer, e colocar na boca! É brincar na terra, no gramado, na areia da praia, no playground... e... levar a mão na boca.
Então... cuidar sim... privar jamais... ficar atenta sempre!

Beijokas!
>>  Bora lavar a mão pois o teclado do note tb deve estar recheado de possibilidades! kkkk <<

Nenhum comentário:

Postar um comentário