terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Molho de Tomate Caseiro #SuperDili do Greg!

Olá Mamazikas!

Aqui em casa nosso cardápio é bem variado... falar em uma preferência não é fácil, mas certamente comidinhas italianas compõe este tema.
Mamazika aqui ama queijos! Amo. Amo. Amooooo!!! Hahah. Nada como um bom queijo!
Greg aparentemente também aprecia, apesar de estar muito limitado ainda nas possibilidades.

Bom... como todo bom prato italiano, além do queijo o que faz toda a diferença é aquele molho maravilhoso, encorpado, cheiroso... e no caso dos menores, vitaminado!

Greg ama um macarrãozinho a bolognesa (nossos pequenos clientes também, hahaha, pois é campeão de pedidos!), um escondidinho de batata, um purezinho... tudo com um bom molho!

Hoje vou compartilhar com vocês a minha receita especial de molho de tomate, que preparo sempre um pouco a mais e congelo, para uso posterior. Escolho um dia mais calmo, e faço aqueeeeele molho maravilhoso, depois vou usando quando necessário, pois eu faço este molho com tempo e muito amor. Nem sempre a gente tem aquele tempo folgado para fazer o molho, mas sempre temos que fazer aquela refeição maravilhosa não é mesmo?

Vamos lá!
Você vai precisar:

1 kg de tomates italianos bem maduros, porém firmes e vermelhos
1 cebola média
3 dentes de alho
1 cenoura pequena
1 beterraba pequena (é excelente pois além de dar uma turbinada tira a acidez!)
1 xíc de folhas de espinafre ou couve picadinhas
1/2 xíc. de alho poró picadinho
1 folha de orégano

Vale lembrar que eu uso todos produtos orgânicos!
Corte tudo de forma grosseira, não precisa ser pedacinhos pequenos pois iremos processar tudo depois.
Eu uso os tomates com pele e sementes, mas se a mamazika preferir retire-as.
Aqueça uma panela de pressão, fiozinho de azeite e doure a cebola, depois acrescente o alho e o alho poró. Acrescente os tomates e os demais ingredientes, com exceção do espinafre/couve, cubra com água (apenas o suficiente para cobrir) e tampe a panela. Deixe cozinhar na pressão por cerca de 20 minutos.
Retire a pressão, coloque o conteúdo no processador ou liquidificador, juntando o espinafre/couve e bata (eu processo bem, fica como que um creme ralo).
As mamazikas podem peneirar este líquido, mas eu uso com tudo aqui para casa.
Volte este líquido na panela e em fogo baixo, deixe reduzir! Isso vai uns 20 minutinhos...
Deixe na consistência que mais lhe agrada. Aqui deixo bem encorpado.

Oberve mamazika que eu em momento algum coloquei sal.
Por que? Porque eu cozinho a mais para congelar. Quando eu descongelo, se eu uso apenas o molho, acrescento o sal conforme o prato, e seu eu uso com uma carne, por exemplo, incorporo o molho a receita e tempero.

Uma boa dica é colocar na segunda fase da panela, na redução, um pedaço de batata junto. A batata vai dar uma cremosidade extra para as mamazikas que não tem tanto tempo ou paciência.


Conheça e curta a nossa página no Facebook!

Beijokas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário