domingo, 22 de fevereiro de 2015

Caldo de carne da Mamazika!

Olá meninas!
Tenho recebido muitos e-mails bacanas de mamazikas um pouquinho perdidas na Introdução Alimentar.
Greg agora com 1a8m já está bem inserido na comida da casa (que sempre foi bem saudável), me levando a pesquisar e buscar cada dia umas novidades e invenções para os maiorzinhos (apesar de as Papinhas do Greg ter um cardápio vasto para os menores).
Agora, esperando Nicolas e Melissa (estou de 7m de gestação gemelar), após os 6m de amamentação exclusiva vamos iniciar tudo novamente! Uhuuuu!!!

Bom... a grande questão das mamazikas é geralmente sobre o caldo das papinhas.
Quando inicia-se a introdução alimentar, conforme orientações médicas (deveria ser, rs), dá-se primeiro um alimento por 2 ou 3 dias afim de observar qquer possibilidade de reação, depois insere-se outro alimento, por mais 2 ou 3 dias, e assim sucessivamente, até se ter condições de iniciar as combinações. Após as combinações, a ânsia é de introduzir a carne (ou apenas dar aquele gosto #SuperDili) nas papinhas. Então queremos iniciar com os caldos.
Desculpe, mas eu acredito que qualquer mamazika sensata não dá caldos industrializados (muito menos papinhas, sucos e tal) para seus bebês, devido a alta concentração de sódio e tudo o mais que não é nada benéfico à saúde e que encontramos em quantidade nestes ítens. Uma papinha industrializada num caso emergencial é uma coisa. Recorrer a estas possibilidades, pra mim, é inadmissível.

Então... a pedidos, segue a minha receita de caldo de carne.


Eu utilizo:

1/2 kg de músculo cortado em cubos
1 cebola grande cortado em pedaços
2 dentes de alhos amassados
1 tomate cortado em pedaços
1 cenoura cortada em rodelas grosseiras
2 xíc. de espinafre picados (uso folhas e talos)
1 salsão picado
1 alho poró picado
salsinha e alecrim a gosto (eu uso umas 2 colheres de sopa picadas)
Pitadinhas de sal marinho na carne (eu utilizo pro Greg, mas pode ser feito sem ok!)

Higienize e corte em pedaços tudo. Pode ser cortes grosseiros, pois no final eu processo.
Eu coloco um fio de azeite na panela de pressão e douro a carne. Acho que este é o principal segredo do gostinho maravilhoso do caldo, pois esta dourada cria aquela crostinha na panela que depois se dilui no caldo. Hummmmm...
Douro a carne e acrescento a cebola, alho, mexendo bem, deixando dourar, depois acrescento o alho poró e o salsão. Deixe dourar mamazika... sem pressa ok!
Estando bem douradinho (a esta altura sua casa estará num perfume só, hihihi) acrescente todos os demais ingredientes e cubra com água, passando uns 3 dedos de água acima dos legumes.
Feche a tampa e deixe cozinhar na pressão por uns 40 minutos.
Eu uso a panela elétrica de pressão... o caldo não reduz, não some, rs. Fica perfeito!

Na I.A você pode dispensar a carne, processar todo o resto e congelar em cubinhos de gelo, usando os cubinhos nos preparos de purezinhos, verduras, arroz, feijão e afins. Fica um gosto delicioso!

Passando a I.A. você pode processar a carne juntamente! Fica uma espécie de carninha prontinha para a papinha! Pode ser usada no preparo ou apenas misturada, como uma carne de panela.

Quero dizer que estes cubinhos são práticos, e deliciosos. Aqui eles compõe o tempero da família, pois eu os uso diariamente.
Você pode fazer sem a carne, o que fica um saboroso caldo de legumes. Pode também substituir a carne por frango, usar uma pitadinha de curry, que fica maravilhoso! Louro também acrescenta um sabor em tanto!

É isso!
Ahhhhhh... Para que os cubinhos possam ser usados num prazo de 40 a 60 dias, o segredo é processar tudo ainda quente e fazer o branqueamento! Choque térmico e freezer!!!

Bjus Mamazikas!
Parece complicado mas é bem simples e rende ok!
Curta nossa página no Face!

Nenhum comentário:

Postar um comentário