sexta-feira, 9 de maio de 2014

Guisado de Carne

Hummmm... esta papinha de hoje deu perca! Hahaha
Como neste fim de semana vamos para a praia e, não estou afim de ficar a cada refeição no fogão, levarei tudo prontinho, congelado, chegando a hora é só descongelar e dar uma encrementadinha simples e rápida.
Praticidade é tudo né! Hahaha

Então... fiz certa quantidade. Mas... porém, contudo, todavia entretanto, não obstante... kkkkkkk... acabei me passando e comendo quase tudo! Hahahah.
Tá... fiquei com vergonha. Mas salvei duas porçõezinhas e meu fim de semana não está assim todo com o pé na cozinha. :D

Chega de papo... segue a deliciosa receita!


Guisado de carne

Você vai precisar:

500gs de carne de coxão mole
10 unidades de ervilha torta
1 algo poró
Cebola, Alho, Salsa, Tomilho, Curry e Gengibre
Abóbora Cabotiá - usei 10 cubinhos*

Dica 1: Eu tenho vaporeira elétrica, então, eu compro abóbora cabotiá, cenoura, batata doce, batata inglesa, brócolis, vagem... tudo o que imaginarem, corto em cubinhos ou pedacinhos, cozinho no vapor e congelo. Assim, sempre que eu preciso, tenho os cubinhos congelados! Nada se perde, cozinhando no vapor mantenho muito mais nutrientes e vitaminas, sem falar da praticidade.

Dica 2: Eu faço o tempero da comida da casa prontinha num pote na geladeira. Uso ela para com as papinhas do Greg também, pois é tudo natutal. Eu trituro 2 cebolas, 10 dentes de alho, raminhos de salsa e tomilho seco e guardo. Quando vou cozinhar uso a quantidade que quero. Nunca congelo, pois faço quantidade para uso em uma semana. Se tenho alho poró, coloco nesta triturada também, porém nesta receita eu usei separado...
Mãos á obra!

Aqueço a panela de pressão e coloco nela um fio de óleo.
Douro o meu mix de temperos (conforme dica 2) e o alho poró cortado em rodelas finas.
Adiciono a carne cortada em pedaços pequenos e deixo dourar. Fico neste ritual de uma colher de água, doura, colher de água, doura... até criar um caldinho marron.
Neste processo de dourar eu acrescento uma pitada de curry e gengibre em pó... um pouquinho de sal tb.
Chegando no ponto que quero, cubro com água.

Dica 3: Eu quando faço cozimentos assim, costumo usar mais água do que é necessário. Esta água sobressalente do cozimento eu uso para cozinhar o arroz em outra panela! Hummmm... fica muito saboroso e altera não só o sabor do arroz, mas a cor. Super dili!!!

Bom, como o cozido é para o Greg, eu deixo a carne cozinhando por cerca de 30 minutos na pressão. Passando este tempo, abro a panela e acrescento a vagem torta e os cubinhos de cabotiá. Fecho a panela e deixo na pressão por mais 5 minutos.
Nossa, a carne fica se desmanchando! Ideal para bebês... e suuuuper saborosa!

Esta quantidade é para 2 papinhas!

Aí tudo amassadinho com o garfo.

Eis com o arroz cozido na água do cozido. Hummmm...

A quantidade para um almocinho super dili!

É isso meninas. Eu sempre deixo uns pedacinhos inteiros para ele sentir o gosto separadamente.
É bem simples de fazer... nesta receita poderia ainda ser usado tomates. Eu não usei pois não tinha em casa!

Bom apetite!

A ervilha torta é um dos alimentos ricos em antioxidantes e com potente ação anti-inflamatória. Os polinutrientes deste vegetal são extremamente poderosos e incluem flavanóides, beta carotenos, Omega 3 (em forma de  ácido alfa linoleico), Omega 6. 
Dentre as vitaminas e minerais presentes na ervilha torta os principais são: vitamina k, manganês, vitamina C, fibras, vitamina A, vitamina B1, Vitamina B6, vitamina B3, ferro, zinco

Nenhum comentário:

Postar um comentário