segunda-feira, 28 de novembro de 2016

#TamuJuntas! #MamâeSaudável #Post1

Buenas Mamazikas!

Ontem me peguei atarefada com as crianças (para quem não sabe sou mãe do Gregory de 3a5m e do um casal gemelar Melissa e Nicolas, com 1a7m), pensando em receitinhas saudáveis e nutritivas que viessem a atender a demanda do verão, me preocupando com o guarda roupas deles, a renovação dos cremes de proteção solar e repelentes, as squeezes de água bonitinhas, roupas para praia e por aí vai, pra variar, rs. Lista sem fim... E, me deparei após os colocar na cama com a situação: eu em pé no balcão da cozinha, tomando um café frio e encerrando com um pedaço de pão que tinha iniciado horas antes. Pois éééééééé...
Nesta hora, fiquei pensando no quanto nós, mamães, temos a vida modificada pela maternidade. Antes de sermos mães, cada uma na sua rotina e no seu jeito, com as suas prioridades e manias, se cuidava, dormia, se arrumava, penteava o cabelo... kkkkk.  Enquanto gestantes (me usarei como referência aqui), era alimentação super balanceada, observando a contribuição nutricional de cada alimento ao corpo (e principalmente ao bebê), questões de reposição de vitaminas e nutrientes. Ganhamos nossos tesourinhos e então vem a amamentação! Coisa mais maravilhosa, então dá-lhe uma dieta legal, restringindo alguns alimentos que podem dar gases ao bebê, incluindo os que ajudam na produção do leite e também que venham a nos dar pique pro "repuxo". Então eles vão crescendo e se desenvolvendo lindamente, quando vem a introdução alimentar! Oh delícia! Que doideira não é mesmo? Nunca uma única batata com uma cenoura nos tomaram tanto tempo! kkkkkkkkkk. Então, vem a introdução alimentar com todas as suas observâncias. Isso pode, isso não pode, isso não deve, isso pode fazer mal... e desce a lista! E... neste tempo, pelo menos aqui (e olha que eu trabalho com alimentação infantil nutritiva!!!) o tempo do lado deles é tão corrido que, não sobra muito pra mim. Quando chega a minha hora, eu penso "ou eu me dedico a x coisa ou eu vou no automático e uso o tempo que sobrar pra dormir", e então... bons sonhos!
Não acredito que eu seja a única mãe no mundo a me sentir assim. E de verdade, isso não é uma crítica, é minha chegada nos finalmentes... Meus filhos precisam de mim, dependem de mim, e se eu não fizer dificilmente aparecerá alguém para fazer... então, sem culpas, apenas constatações.
Porém a fase de introdução alimentar passa, e passam as fases de consistência das papinhas, e logo eles são inseridos na alimentação da casa. Opa... da casa?
Olha, com tanta correria, aqui na minha casa, a alimentação não era a indicada para eles... rs. Que vergonhaaaaa! Mas é a mais pura verdade. Na correria, o prático e rápido foi entrando e tomando lugar (pois não era assim não) e isso não caberia na alimentação dos meus filhos (pelo menos dos meus :P ) que vinham de uma alimentação super nutritiva e saudável. Então, fui revendo o cardápio da família, mas na idade atual dos pequenos, o que vinha acontecendo era o seguinte: damos as refeições das crianças antes para podermos sentar e comer com tranquilidade (uhum, até parece que não tinha um gritando, outro puxando pela camisa e por aí vai). Mas nisso, eu já preparava para eles antes, e também pro Greg, e quando chegava na nossa hora, lá vai o desandar da nutrição... :(
Este relato pode ainda se estender bastante aqui em casa... infelizmente.

Masssss... o que acontece é o seguinte: Chega!
Se a mamãe não está bem, é questão de tempo para tudo desandar. Fato.
Mamãe bem, tudo corre bem!!!
Então pensando em minha saúde, no bem estar dos meus filhos e do meu marido, resolvi mudar isso. Preciso atentar para a alimentação familiar saudável. Quero ver meus filhos crescerem e meus netos chegarem! Pretendo brincar muito com eles, e para isso, preciso de saúde! Não quero meus filhos me amparando para lá e para cá... quero poder andar ao lado deles.

Também para quem não sabe, eu fiz cirurgia bariátrica há 8 anos atrás, que mudou totalmente a minha rotina alimentar. Desde então, me alimentava de uma forma super saudável com horários corretos e meus resultados de vitaminas sempre foram exemplares, até que... pari! kkkkkk. Então meu foco mudou e eu fui me descuidando num dia, deixando uma escapadela no outro, e quanto vi estava roendo até minha sombra!

Meu grande problema hoje: passou das 19h30 (meus filhos dormem este horário), a fome que me abate é semelhante a da Nigéria, rs. Quero comer, tudo, de tudo, todo o tempo. E daííííííííí pah! Tchau frutinhas... oi fritinhas!!! A única fruta que vejo depois das 19h é a jaca, o qual meto o pé legal... 😒

Mas como citei ali em cima... chega. É hora daquela mulher inteligente, que decide consciente seus passos voltar, para o bem pessoal e familiar.

Com isso, decidi retomar as rédias da minha boa alimentação, buscando qualidade de vida.
Lancei o convite no Face, e a grande maioria das amigas que estarão lendo isso aqui são porque me disseram: #TamuJuntas!

Deixa eu lhes explicar minhas ideias, e ver se alguma "bem aventurada" vem comigo nesta, pois nada melhor do que termos um apoio.

Antes deixa só eu explicar uma coisinha: eu não sou nutricionista, não sou personal trainer, não sou nada de nada. Sou uma mulher, esposa e mãe, que AMA ler e estudar, que AMA conversar e trocar ideias, e que quando decide, faz acontecer.

Então, o objetivo do meu projeto Mamãe Saudável é, buscar através da alimentação, atividade física e bom papo, ter atitudes assertivas e de impacto positivo na saúde.

Para isso, vou montar um grupo no whats, para trocarmos ideias e nos apoiarmos.
Estarei usando o meu blog (clique em seguir ali em cima que recebem por e-mail as informações que eu postar!) para postar receitas saudáveis e nutritivas, que irão beneficiar não apenas nós mas a família num todo.
E claro, vamos nos encontrar, papear, caminhar juntas e o que mais der!

Como eu disse, a ideia é uma troca de experiências. Eu tenho umas receitas, vocês tem outras... vamos juntar tudo! As vezes o que serve para uma não serve para outra... mas a gente adequa! Tem uma dica que vai ajudar a acelerar o metabolismo (lembrando sempre da postura responsável necessária)? Compartilha! Eu tenho e já já vou compartilhar!

Uma coisa muito importante que eu preciso dizer: Aqui pra mim, vou fazendo as coisas de forma agradável e que vão me deixar feliz. Explico: não acredito numa mudança drástica e rígida na alimentação que vá durar. Eu trabalharei aqui comigo com substituições saudáveis, dentro das minhas possibilidades (financeiras e de gosto) e principalmente, inteligente! Não pretendo nunca mais comer pizza, pretendo apenas repensar na quantidades de vezes ao mês que a como e nos sabores que peço! Dá pra fazer mais saudável? Boralá!!! Eu amo comer... e comer bem. Não significa comer errado e muito, e isso é o que preciso reverter.

Beijo e vamos falando! Já me estendi demais... kkkkk
Bjus bjus e bjus! <3


# Meu diário:

  • Comprei uma esteira elétrica pois não tenho como sair para caminhar na rua devido ao horário de trabalho do marido (não teria quem olhasse as crianças).
  • Separei vídeos de ginástica em casa no youtube... pretendo fazer mas o foco nisso não é imediato (no momento).
  • Troquei queijo amarelo por branco. Boralá!
  • Mantendo o pão integral na alimentação da casa e o uso da fritadeira sem óleo quando pensar em frituras.
  • Abolir da lista do mercado os embutidos engordiets!
  • Comer uma coisa leve até no máximo às 20h e, como durmo tarde, se der fome, vou pra iogurte com granola, porém vou pesquisar outro lanchinho saudável para intercalar.
  • Inserir 1 fruta pela manhã e 1 pela tarde... aqui é tomar vergonha na cara e acompanhar meus filhos. Dou a eles todos os lanches frutas, pq não como? #TapaNaCara!
  • Agendar consulta com nutricionista urgente para direcionamento alimentar observando meus 40 anos que chegam em alguns espirros...
  • Fazer checkup com hematologista.
Hoje: 75kg de pura gostosura!!! kkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário