terça-feira, 26 de abril de 2016

Ler e mais Ler para poder Crescer!!!

Amo ler... já começo este post assim... hahahah!

Quando o assunto é leitura, fecho os olhos e a lembrança mais forte que me vêm é a de meu pai lendo. Inclusive ele lia 2 ou 3 livros num mesmo período de tempo, e eu sempre perguntava como ele não misturava as histórias... Hahah. O hábito de ler do meu pai despertou em mim grande curiosidade, inicialmente em saber o porquê dele gastar tempo lendo, e depois no conteúdo. Em casa meu pai tinha uma pequena biblioteca, com vários autores e títulos. Comecei desenhando nos livros dele... kkkk... e depois, lendo-os.
Assim peguei gosto pela coisa, tanto que nunca tive problemas na escola em estudar, em ler.

Greg nasceu, e logo livros de borracha e para a hora do banho surgiram. Sempre fomos muito de músicas e histórias para ele... e ele foi crescendo e gostando de letras e sons.
Passando ele dos 18m, o momento da história antes de dormir ficou mais interessante, muitas vezes interativo da parte dele. Nem sempre usei livros... as histórias imaginárias eram nesta fase as favoritas. Pouquinho depois, Greg com 22 meses, nascem Mel e Nick! A rotina da história dele não mudou, mas ele certamente me viu lendo menos... kkkkkkkk... porquê será?
As revistas chegavam e quem as lia era o Greg! Sempre com minhas revistas na mão, vinha me mostrar gravuras e situações. Pedia para ele ler pra mim e lá vinha a história mais linda do mundo! Hahah.
Hoje Greg está com 34 meses e ama livros, histórias... Quando ele está muito agitado, basta eu pegar um livro que ele vem se aninhando em mim para ouvir a história. As professoras do jardim comentam sobre o gosto dele pelas histórias, pelos livros...

Com seu livro em 2013...

Desenhando no seu livro em 2014 com a ajuda da tia Suzy...

Lendo sua revista em 2015...

Bom... vale a pena você saber mamazika, que pesquisas no mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a leitura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos (aprende melhor, pronuncia melhor as palavras, se comunica melhor...). Crianças que leem são mais criativas, desenvolvem a imaginação e, adquirem cultura! Quantos conhecimentos e valores são adquiridos através da leitura!
Crianças que tem contato com a leitura (lembrando que ler não é apenas decifrar códigos... uma criança pode ler através de gravuras, por exemplo!) tem maior facilidade na alfabetização, e acabam se saindo melhor nos estudos, pois o ato de ler não é "trabalhoso" para elas. Outro fato é que, quanto mais a criança tem contato com livros, mais ela conhece do mundo... vai montando um repertório vasto de saberes. Inclusive nos Estados Unidos, a Fndação Nacional de Leitura Infantil (National Childern's Reading Foudation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 59 mil dólares a mais na sua futura renda! Um tempinho precioso de investimento este em seu filho não é mamazika?

A introdução da criança à leitura não tem idade! Leia já estado seu bebê na barriga!
Aqui Greg, Nick e Mel se desenvolveram ouvindo a mamãe ler.

Querendo incentivar seu bebê/filho a ler mas não sabe como?
Primeiro, seja um exemplo (achemos tempo!).
Segundo, oportunize o acesso ao livro! Deixe à mão, em locais onde seu filho consiga manusear (material conforme a idade).
Incentive... tendo idade pergunte o que está acontecendo ou o que tem na figura ou onde está tal objeto no desenho. Tudo começa assim! Faça sons os sons dos objetos no livro, caso seu filho(a) seja ainda bebê!
Ouça! Dê atenção! Questione! Entre no mundo da imaginação com ele!
Crie um horário de leitura! Aqui antes de dormir sempre tem histórias, mas procuro inserir durante o dia alguma atividade relacionada a leitura/escrita. Por exemplo, várias vezes estou preparando o almoço e ofereço ao Greg papel e gizão de cera para fazer um desenho para colocarmos na geladeira. Sempre pergunto o que ele vai desenhar, e depois peço para que me conte o que desenhou. Ou seja, minha geladeira é quase uma galeria de obras de arte! kkkkk.
Presenteie seu filho com livros! Aqui geralmente é o que mais faz sucesso.
O leve à bibliotecas e livrarias! Esta é uma coisa que ainda não fiz! Ando louca para levar o Greg em uma livraria... "já tem idade de fuçar lá"... hahahah. Preciso apenas organizar com o papai para que fique com os gêmeos! Já pensei em nós 5 na livraria... vamos ver o que nos reserva o próximo fim de semana, depois lhes conto.

Enfim... inúmeras as formas de incentivar... e todas muito fáceis!
Ah, troca de livros com amiguinhos... uma coisa bem bacana e que se faz a festa. O famoso rodízio de livros!

Isso me deu uma ideia... quem gostaria de montar uma ciranda de livros? Poderíamos montar um grupinho onde cada criança entra com um livro, lê, e num prazo estipulado manda para outro amigo... e recebe de um amigo em casa. Vou amadurecer esta ideia e estou abertíssima a ajuda e sugestões!

Quero aproveitar, após um papo tão sério né, hahahah, e mostrar o resultado de uma visita rápida a livraria da mamazika aqui.
Saí rápido de uma consulta médica esta semana e fui à livraria para comprar um livro que estava a procura, quando me deparo com este, da Editora Vale das Letras, coleção Desenha e Apaga! Surtei né... kkkkk... um livro super bacana, páginas grossas (deve resistir um tempinho), desenhos lindinhos e coloridos (no caso, eu peguei sobre animais), e que vem com um detalhe em preto na página e 2 gizes coloridos, para desenhar neste espaço preto (Greg descobriu que onde não é preto também dá pra pintar... kkkk). Lindo, prático, atrativo, interessante, estimulante! Amei... e... olha a carinha! Será que o Greg gostou do presente? Hahahah.



É isso. Vale a pena investir nos nossos filhos. A leitura, o ato de ler, não custa caro. Sim, tem livros de valor enooooorme, mas tem livros bem acessíveis, tem bibliotecas, tem giro de livros... e por aí vai!

Beijokas e boa leitura com os filhotes!









Um comentário:

  1. aqui estamos iniciando o habito com as crianças eu lia mais nunca todo dia agora to me policiando a todo dia ler pra eles e é uma bagunça so eles amam

    ResponderExcluir